Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Apagão durante a madrugada é registrado em 25 estados e no DF - Rádio Pontal Mix

Fale conosco via Whatsapp: +55 (18) 98100-6111

No comando: Auto DJ

Das 00:00 às 06:00

No comando: Michel

Das 00:00 às 12:00

No comando: Ti Ti Ti

Das 10:00 às 13:00

No comando: Show de Alegria

Das 13:00 às 19:00

No comando: Isa com você

Das 16:00 às 18:00

No comando: Pontal By Night

Das 22:00 às 05:00

Apagão durante a madrugada é registrado em 25 estados e no DF

Ministério de Minas e Energia e ONS dizem que falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná. Serviço já foi restabelecido em todas as regiões afetadas.

Um apagão durante a madrugada desta terça-feira (14) afetou 25 estados, em todas as regiões do Brasil, e o Distrito Federal. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná. O serviço já foi restabelecido.

Além do Distrito Federal, foram registradas falhas nos estados de: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Apenas Alagoas não confirmou a ocorrência. Abaixo, veja o que se sabe sobre a falta na distribuição de energia em cada região.

Falta de energia afetou o Brasil na madrugada – Foto internet

A falha foi causada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), que ocorreu por volta de 00h30, de acordo com o governo federal. A normalização completa ocorreu até 2h30 da madrugada.

Companhias de energia citaram uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN). Em geral, as falhas relatadas duraram de menos de 10 minutos a cerca de 1 hora. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.

💡 O acidente desligou toda a subestação de 500 quilowatts (kW), desconectando os fluxos de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, ocasionando contingência severa, como explicou o ministério. Por isso, foi necessário desligar 10 megawatts (MW) de carga, de forma controlada, por prevenção.

💡 Quase todo o Brasil é coberto pelo SIN, responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país. São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de linhas de transmissão. Funciona sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a falha foi um “problema elétrico” pontual e que não houve falta de planejamento.

Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o incêndio foi controlado pelos bombeiros e nenhum equipamento da Copel ou de outra empresa que fica instalada na subestação foi danificado.

Em nota, o ONS confirmou a ocorrência no sistema integrado. “Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, diz o texto (leia na íntegra abaixo).

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o setor de fiscalização da agência será enviado ainda hoje para inspecionar a subestação afetada e identificar as possíveis causas da falha.

O ONS e o ministério afirmaram que está programada uma reunião preliminar para identificar as causas ainda nesta terça-feira.

Infográfico: estados afetados pelo apagão nesta terça (14) — Foto: Arte/g1

Infográfico: estados afetados pelo apagão nesta terça (14) — Foto: Arte/g1

Veja o que já se sabe sobre o apagão nas seguintes regiões, em ordem alfabética:

Acre

A Energisa informou que houve interrupção no fornecimento de energia em parte dos municípios de Rio Branco, Acrelândia, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, entre outros, por volta das 22h30 no horário local.

Amapá

De acordo com a CEA Equatorial, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Amapá, o fornecimento foi interrompido em diferentes regiões da capital Macapá. A companhia não detalhou quais bairros foram afetados nem a duração.

Amazonas

A empresa Amazonas Energia informou que a falha afetou as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. A interrupção durou cerca de 1 hora. A energia foi restabelecida à 0h25, segundo a companhia.

Por Aline Freitas, Felipe Basilio, Isabelle Gandolphi, Dayane Zimmermann, Erick Rianelli, Afonso Ferreira, Ana Flávia Castro, g1, TV Globo e Globo News

Deixe seu comentário: