SP deve registrar tarde mais fria do ano nesta terça; semana promete ser gelada
Termômetros podem registrar até -5°C na capital paulista, no sul do país cidades do Rio Grande do Sul, registraram durante a madrugada, sensação térmica de -16°C.
A cidade de São Paulo deve registrar a tarde mais fria do ano nesta terça-feira, 24, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura. Já na quarta, 25, a capital pode ter a menor mínima do ano – 5°C.
Cidade de SP terá semana gelada. Foto: Felipe Rau/Estadão
A rede de estações meteorológicas do CGE aponta a média de 14ºC. As últimas imagens do radar não indicam ocorrência de chuva sobre a capital.
No decorrer do dia, as nuvens se dissipam, mas apesar do predomínio do sol, a temperatura vai permanecer em declínio.
A máxima de 16°C está prevista para as primeiras horas da madrugada, e a mínima de 7°C para o fim da noite. As taxas de umidade do ar variam entre 42% e 95%.
A Defesa Civil Municipal, com base nos dados meteorológicos do CGE, mantém a capital em estado de alerta para baixas temperaturas desde o último domingo, 22.
Com relação aos recordes de temperaturas ocorridos em 2025, o monitoramento do CGE da Prefeitura de São Paulo, têm os seguintes dados:
Mínimas:
Menor mínima média: 8,5°C registrada em 30 de maio
Menor mínima absoluta: 2,2°C em Parelheiros, na zona sul, em 30 de maio
Máximas:
Menor máxima média: 17,5°C, registrada em 11 de maio
Menor máxima absoluta: 16°C registrada em Parelheiros no dia 11 de maio
Semana será gelada
A quarta-feira, 25, também será gelada na capital paulista, principalmente nos locais mais extremos e distantes do centro expandido, como bairros da zona norte e o extremo sul da cidade.
A previsão é de predomínio de sol entre poucas nuvens e céu claro no decorrer do dia. Há expectativa de um novo recorde de temperatura mínima, que deve ficar em média na casa dos 5°C, e bem abaixo desse valor nos bairros mais afastados como Engenheiro Marsilac, na região de Parelheiros. Os índices de umidade do ar entram em declínio, com valores mínimos em torno dos 40%.
No sul do pais, ao menos 14 cidades gaúchas registraram temperaturas negativas nesta terça (24).
Foi preciso se encasacar para sair na rua na manhã desta terça-feira.Duda Fortes / Agencia RBS
Ao menos 14 municípios do Rio Grande do Sul registraam temperaturas negativas na madrugada desta terça-feira (24). A menor marca foi registrada em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, com -4,9°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a Climatempo, a sensação térmica no município foi ainda menor: -16,2ºC.
Ainda conforme o Inmet, outras 13 cidades também tiveram mínimas abaixo de zero:
Vacaria: -3,7°C
Cambará do Sul: -3,3°C
Lagoa Vermelha: -2,9°C
Palmeira das Missões: -2,5°C
Passo Fundo: -2ºC
Soledade: -1,8°C
Frederico Westphalen: -1,7ºC
Erechim: -1,4ºC
Cruz Alta: -1,3ºC
Serafina Corrêa: -1,2ºC
Santo Augusto: -0,6ºC
Bento Gonçalves: -0,3ºC
Santiago: -0,1ºC
Em Porto Alegre, a mínima foi de 6,1ºC, registrada na estação do Inmet instalada no bairro Jardim Botânico, na Zona Leste. A medição na unidade do bairro Belém Novo, na Zona Sul, indicou 6,2ºC.
Em Caxias do Sul, na Serra, o frio já impacta o tráfego: uma faixa da BR-116, no km 143, sentido Centro–bairro, precisou ser bloqueada em razão da formação de gelo na pista.
Alertas em vigor
O Inmet mantém dois alertas laranja em vigor. O primeiro, para ventos costeiros, abrange toda a faixa litorânea do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com validade até o meio-dia desta terça-feira.
O segundo é um alerta de onda de frio em todo o território gaúcho, com previsão de temperaturas até cinco graus abaixo da média para o período. Esse aviso segue até sexta-feira (27).