Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Na Indonésia, Lula critica protecionismo às vésperas de encontro com Trump e diz que disputará quarto mandato - Rádio Pontal Mix

Fale conosco via Whatsapp: +55 (18) 98100-6111

No comando: Auto DJ

Das 00:00 às 06:00

No comando: Michel

Das 00:00 às 12:00

No comando: Ti Ti Ti

Das 10:00 às 13:00

No comando: Show de Alegria

Das 13:00 às 19:00

No comando: Isa com você

Das 16:00 às 18:00

No comando: Pontal By Night

Das 22:00 às 05:00

Na Indonésia, Lula critica protecionismo às vésperas de encontro com Trump e diz que disputará quarto mandato

Presidente voltou a defender o comércio com moedas locais dos países como uma alternativa ao uso do dólar. Trump é contra, e o tema pode ser um dos pontos em discussão em possível encontro com Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido pelo presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka, nesta quinta-feira (23). Os líderes assinaram diversos acordos e firmaram parceria estratégica. Em declaração à imprensa, Lula confirmou que disputará o quarto mandato na eleição de 2026 e defendeu o multilateralismo nas relações entre países.

“Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou.

Às vésperas de possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula criticou o protecionismo e voltou a defender o comércio com moedas próprias, sem uso do dólar. O tema é um dos pontos que está sobre a mesa na negociação com os EUA. Segundo o blog de Valdo Cruz, Trump quer que Lula abandone a ideia de substituir o dólar em transações do Brics.

“Nós queremos multilateralismo e não unilateralismo. Nós queremos democracia comercial e não protecionismo. […] Tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de comercialização entre nós dois ser com as nossas moedas. Essa é uma coisa que nós precisamos mudar.”

💰 Contexto: Lula defende a adoção de uma moeda diferente do dólar para comércio entre países do grupo há anos, como forma de diminuir a dependência da moeda americana. O Brics é um grupo de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, entre outros.

  • A visita de Lula à Indonésia marca o início da agenda asiática do presidente, que tem como foco ampliar o comércio de proteína animal brasileira, reforçar parcerias ambientais e estreitar laços diplomáticos com países do Sudeste Asiático.

Nesta sexta (24), Lula embarca para a Malásia para participar da Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Trump também participará do evento.

🔎 A Cúpula da ASEAN é o evento em que as principais lideranças do bloco formado por 10 países do sudeste asiático se reúnem para discutir cooperação regional, crescimento econômico e estabilidade em seus territórios. Participam desse bloco países como Filipinas, Indonésia, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Deixe seu comentário: