Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A última semana de julho e os primeiros dias de agosto serão marcados por frio intenso em boa parte do Brasil, com possibilidade de até mesmo neve nos pontos mais altos da Serra Catarinense nesta terça-feira (29).
A combinação entre o avanço de uma massa de ar polar e a atuação de um ciclone extratropical no oceano muda o tempo não só no Sul, mas também no Sudeste, Centro-Oeste e até em parte do Nordeste ao longo desta semana.
🌀Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).
A previsão é de geada ampla, temperaturas negativas no Sul e umidade relativa do ar abaixo de 30% em vários estados.
🌡️ Veja abaixo os destaques por capital:
🌨️O destaque da semana é a chance de neve em cidades como São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra (SC), que estão acima dos 1.500 metros de altitude.
A previsão aponta que o amanhecer desta terça reúnem as condições ideais para o fenômeno: temperaturas negativas, umidade suficiente e vento frio persistente.
Se a previsão se confirmar, de acordo com a Climatempo, será o terceiro episódio de neve no Brasil em 2025 – algo incomum, segundo os meteorologistas.
Previsão de neve e geada nesta terça — Foto: Arte/g1
E mesmo mais longe da costa, o ciclone continua atuando no oceano, na altura da Região Sul, e deve provocar rajadas de vento moderadas a fortes ao longo do litoral das regiões Sul e Sudeste.
“Com o afastamento desse sistema, um corredor de ar frio que vem atrás da frente fria começa a avançar com mais força. E esse ar mais gelado passa a atuar com maior presença no estado de São Paulo, provocando uma queda acentuada nas temperaturas. E esse resfriamento não atinge apenas São Paulo, mas também o Rio de Janeiro e toda a Região Sul”, explica César Soares, meteorologista da Climatempo.
Assim, além da neve, geadas devem se espalhar pelo Sul e também avançar para áreas do Sudeste, como o sul de Minas Gerais, a região de Campinas e o interior paulista.
O frio será mais intenso entre terça e quinta-feira, com mínimas abaixo de 5 °C em capitais do Sul. Curitiba (PR) registra mínima de 5 °C nesta terça e 4 °C na quarta.
Em Porto Alegre (RS), a mínima será de 6 °C na quarta, com máximas que não passam dos 16 °C. Florianópolis (SC) também terá frio intenso, com 8 °C de mínima na quarta.
No Sudeste, o frio também chega com força. São Paulo (SP) terá mínima de 8 °C na quarta (30) e 10 °C nesta terça.